A tristeza é benéfica, necessária?
A resposta é sim se for um sentimento passageiro ou no máximo não muito prolongado. Tudo o que passe de algumas horas, será prejudicial ao nosso organismo, podendo causar depressão profunda, angústia demolidora ou um estado de melancolia sem fim à vista.
Estou triste, é uma frase que todos nós às vezes dizemos. A tristeza é uma emoção normal que pode tornar a vida mais interessante. Muita arte e poesia é inspirada pela tristeza e melancolia. Tristeza quase sempre acompanha a perda. Quando dizemos adeus a um ente querido geralmente nos sentimos tristes. A tristeza é ainda maior se uma estreita relação terminou ou um ente querido morreu.
A tristeza também nos ajuda a apreciar melhor a felicidade. Quando o nosso humor, altera da tristeza para a felicidade, essa sensação contrastante adiciona uma experiência agradável à apreciação do bem estar.
Aqui estão algumas experiências de tristeza normal que de uma forma saudável permitem a esta emoção enriquecer nossas vidas:* Permitir-se estar triste. Negar ou rejeitar o sentimento de tristeza causará danos com o tempo. Chorar se apetecer. Observe se você sente alívio depois de parar as lágrimas.
* Se você estiver se sentindo triste, faça planos para sair desse estado desconfortável. Ficar sozinho ouvindo musica agradável e calma e meditando na solução será uma boa sensação assim que sair da tristeza e conseguir estar no estado normal de felicidade. Essa experiência pode pode ajudar a finalmente mudar para um modo mais feliz durante a sua vida.
* Pense no contexto dos sentimentos tristes. Estão relacionados a uma perda ou um acontecimento infeliz? Geralmente não é tão simples descobrir a "causa" da tristeza, mas pode ser possível compreender os fatores envolvidos.
* A tristeza pode resultar de uma alteração que você não esperava, ou pode sinalizar a necessidade de uma mudança em sua vida. As mudanças são por norma estressantes, mas são necessárias para o crescimento e evolução da personalidade e amadurecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário